O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Paes Cardoso, será homenageado com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A solenidade está marcada para esta sexta-feira (14), às 10h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador.
A proposta da homenagem é de autoria do deputado estadual Penalva, conforme a Resolução n.º 2.240/2025, e reconhece personalidades que prestaram relevantes serviços ao estado e ao povo baiano.
Reconhecimento à liderança municipalista
Wilson Cardoso será agraciado pela sua trajetória de liderança à frente da UPB e pelo compromisso com o fortalecimento do municipalismo. Sua gestão tem sido marcada pelo diálogo, cooperação entre prefeituras e defesa dos interesses dos 417 municípios baianos.
Presença de prefeitos de todo o estado
A Sessão Especial contará com a presença de prefeitos e prefeitas de diversas regiões da Bahia, que confirmaram participação no evento em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela atual gestão da UPB. Para os organizadores, a homenagem simboliza um marco na valorização das pautas municipalistas e o reconhecimento coletivo ao protagonismo da entidade.
Perfil
Prefeito reeleito e está em seu quarto mandato no município de Andaraí, na Chapada Diamantina, Wilson Cardoso é natural de Salvador, nascido em 1º de fevereiro de 1952. Empresário e pecuarista, ele foi presidente do Consórcio Chapada Forte e da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBahia) entre os anos de 2020 a 2022. Durante seu mandato à frente da federação, liderou importantes avanços, incluindo a aprovação da Lei 14.488/2022, que instituiu o Programa Consórcios Públicos Municipais da Bahia.
Em 2023, Wilson foi eleito vice-presidente administrativo da União dos Municípios da Bahia (UPB), compondo a diretoria executiva da instituição. Com o amplo apoio dos prefeitos e prefeitas da Bahia, foi eleito por aclamação para presidir a UPB, no biênio 2025-2026, encabeçando uma chapa única: União de Verdade. Sua atuação é marcada pelo incentivo à cooperação entre os municípios para melhorar as condições de vida do povo baiano.