A busca por soluções sustentáveis e inteligentes para o manejo dos resíduos sólidos urbanos ganha novo fôlego na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). O evento, que reúne líderes mundiais, cientistas, empresas e gestores públicos, será palco para discutir os rumos da transição ecológica e o papel das cidades na economia circular, eixo central das metas globais de descarbonização e gestão de resíduos.
Representando Camaçari, o presidente da Limpec, Júnior Borges, está participando do evento com foco na modernização da gestão de resíduos sólidos, na implementação de novas tecnologias de reaproveitamento e na valorização dos materiais recicláveis, alinhando-se às diretrizes do Acordo de Paris e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 11 (Cidades Sustentáveis) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
O presidente destacou a relevância da participação de Camaçari e da Limpec na conferência. “Estar na COP 30 é uma oportunidade de trocar experiências e ampliar nossa visão sobre o reaproveitamento de resíduos, graças a oportunidade que o prefeito Caetano nos deu de estar aqui representando nossa cidade. O objetivo é trazer para Camaçari práticas que transformem o lixo em energia, renda e qualidade de vida, consolidando a cidade como referência em sustentabilidade”, afirmou.
Entre as autoridades mundiais, também estão presentes na COP 30, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva e o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A presença da Limpec reforça o compromisso do município com a agenda climática global e coloca Camaçari no mapa das cidades que buscam inovar na gestão de resíduos, reduzindo impactos ambientais e promovendo uma economia mais verde e inclusiva.