O vereador Cézar Leite (PL) fez duras críticas à realização da COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que está prevista para ocorrer em Belém (PA). Em entrevista concedida nesta segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Salvador, o parlamentar classificou o encontro como um “vexame total” e afirmou que o evento carece de credibilidade.
“Foi o evento que menos teve chefes de Estado em toda a história, ou seja, sem qualquer tipo de credibilidade com o evento feito lá na região da Amazônia. Caro, caríssimo, as pessoas sendo exploradas, nenhum tipo de assunto real sendo discutido”, declarou.
Cézar Leite também criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), relacionando a ausência do chefe do Executivo em tragédias climáticas recentes a uma suposta falta de prioridade com o tema ambiental.
“Tivemos um tornado no Paraná, onde pessoas morreram e houve destruição. E o Lula, ao invés de ir lá, foi para um evento de apoio à Venezuela. Eu fico imaginando se fosse Bolsonaro. Iam dizer que foi ele quem fez a ventania”, ironizou.
Para o vereador, o governo federal tem sido incoerente no discurso ambiental.
“A Amazônia está queimando no governo Lula. Tudo o que ele fala, faz o contrário. Foi lá no Amazonas e mostrou que não tem interesse nenhum na sociedade”, concluiu.