Jerônimo defende investimentos na Caatinga durante abertura da COP 30 em Belém

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou nesta segunda-feira (10) da abertura oficial da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), em Belém, no Pará. Acompanhado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outras autoridades, o governador baiano destacou a necessidade de aprofundar discussões e investimentos voltados para a Caatinga e o sertão nordestino.

"É um momento importante onde o mundo se encontra na Amazônia brasileira, para a gente poder fazer um bom balanço do que vem acontecendo com o clima no mundo e aqui no Brasil é especial", afirmou Jerônimo, elogiando a iniciativa do presidente Lula de sediar o evento na região amazônica.

Urgência climática e compromissos concretos

O governador enfatizou que as mudanças climáticas exigem ação imediata, citando eventos extremos recentes na Bahia como exemplo. "O presidente Lula agora na abertura pediu aos que comandam as nações, aos que comandam os governos estaduais e municipais, que coloquemos a pessoa, as pessoas na centralidade das mudanças climáticas, nossas ações, nossos investimentos e nossa atenção", relatou.

Jerônimo foi categórico ao afirmar que o tema não pode ser deixado para o futuro. "Esse tema das mudanças climáticas não é para o futuro, é para agora. Estamos vivenciando, por exemplo, tornados no Brasil. Na Bahia é um exemplo concreto que aconteceu essa semana, neste domingo à noite, de uma quantidade de chuva muito grande em Conquista, em Dário Meira, no Sul do Oeste", alertou o governador.

Foco na Caatinga e no sertão

O chefe do executivo baiano reforçou que a presença da Bahia na COP 30 tem um objetivo estratégico claro. "A presença nossa aqui é para a gente poder debater o mundo, a Amazônia, e no nosso caso, da Bahia do Nordeste em especial, aprofundar o tema e os investimentos para a Caatinga, para o nosso sertão", declarou Jerônimo.

A COP 30 segue até o dia 21 de novembro com a participação de líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil, em um dos encontros climáticos mais importantes do ano.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.