Salvador lança SustentaFolia e prepara microempresas para carnaval sustentável em 2026

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o objetivo de tornar o Carnaval de Salvador cada vez mais sustentável, inclusivo e alinhado com os princípios da nova economia verde, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), lançou nesta quinta-feira (25) o SustentaFolia.

O programa, realizado em parceria com o Sebrae Bahia, é inédito na cidade e tem como proposta promover práticas de sustentabilidade, responsabilidade social e inovação dentro da cadeia produtiva da maior festa de rua do mundo e, consequentemente, outros eventos da capital baiana.

Voltado para micro e pequenas empresas (MPEs) que atuam no fornecimento de serviços para blocos, trios e camarotes, além de baianas de acarajé e cooperativas de reciclagem, o programa busca capacitar esses atores com base em pilares como ESG (ambiental, social e governança), empreendedorismo social, economia circular e valorização da cultura.

A meta é qualificar até 50 empresas, envolver 10 baianas de acarajé e fortalecer 10 cooperativas de materiais recicláveis até o Carnaval de 2026.

Integração da Economia Circular

O secretário da Secis, Ivan Euler, destacou a importância estratégica do programa. “O SustentaFolia nasce de um desejo antigo de integrar a economia circular à maior festa popular do mundo. A gente já tem outras experiências bem-sucedidas e agora estamos consolidando uma política que envolve toda a cadeia do Carnaval, com foco na sustentabilidade e na geração de renda local”, afirmou.

O programa está estruturado em quatro eixos: Inclusão e Inovação (para cooperativas), Capacitação Técnica (foco em ESG e empregos verdes), Consultorias e Acesso ao Mercado e Valorização Cultural e Social (foco no empreendedorismo feminino, especialmente das baianas de acarajé).

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.