Nesta quarta-feira (4), o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Leonardo Góes, fez um balanço do desempenho da companhia em 2024 e traçou os rumos para o futuro da empresa. Segundo o executivo, a Embasa tem se destacado no cenário nacional e internacional, com uma gestão que tem investido na modernização e no fortalecimento da competitividade, alinhada com as demandas do mercado e da população.
"A Embasa tem 52 anos e está presente em quase 400 municípios. É uma empresa de grande capilaridade, com uma cultura muito própria. Vivemos um período de monopólio do serviço e hoje enfrentamos um mercado de saneamento aberto, com maior participação e competitividade", afirmou Góes.
O presidente ressaltou as mudanças significativas implementadas na empresa, desde o início de sua gestão, começando pela forma de comunicação com a população e a reestruturação da contratação de serviços. "Tínhamos e ainda temos questões econômicas a resolver, mas o foco é sempre melhorar o serviço na ponta, com pavimentação e infraestrutura, especialmente no interior do estado. Essas são decisões de gestão que envolvem mudanças culturais", explicou.
Leonardo Góes também destacou os recordes alcançados pela Embasa nos últimos anos.
"Bateu-se o recorde de faturamento, lucro e margem no ano passado, ultrapassando até a Sabesp, que é considerada a melhor do país. Quando chegamos à Embasa, o faturamento estava em cerca de 4 bilhões. Este ano, vamos ultrapassar os 5 bilhões e novamente alcançar o maior lucro da história da empresa", revelou.
Outro ponto abordado pelo presidente foi a crescente aposta do governo Jerônimo Rodrigues nos investimentos em saneamento. "O governador Jerônimo tem uma visão clara de que, nos próximos quatro anos, faremos o maior investimento da história da Embasa, superando todos os outros governos anteriores. Temos um planejamento sólido e estamos alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, buscando modernizar a empresa", afirmou.
Além disso, Leonardo Góes destacou a estratégia da Embasa em inovar no mercado financeiro, com a captação de recursos através de debêntures. "Inauguramos a Embasa no mercado de capitais para antecipar investimentos e realizar as obras mais rapidamente. Esse processo permite que possamos utilizar os recursos gerados para pagar as faturas ao longo de um período mais longo, cumprindo nossas metas de saneamento sem sobrecarregar a população", explicou.