Impacto do portal BA.GOV.BR foi um dos temas discutidos no Fórum realizado pela Saeb e Secom, em parceria com a Prodeb
O acesso a serviços públicos na Bahia ficou mais prático com a digitalização, permitindo aos cidadãos realizar demandas diretamente pelo portal BA.GOV.BR, como agendamentos e solicitação de documentos. A plataforma centraliza serviços de diferentes secretarias e órgãos estaduais, facilitando a interação com o governo. Esse avanço foi tema do I Fórum Bahia Digital, realizado nesta quarta-feira (4), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, reunindo gestores públicos, profissionais de tecnologia, estudantes e representantes da sociedade civil para debater o tema “Avanços da Transformação Digital no Estado da Bahia”.
O Fórum foi realizado pelas secretarias de Administração (Saeb) e de Comunicação Social (Secom), em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb). O evento celebrou o primeiro aniversário da plataforma BA.GOV.BR e o lançamento da Estratégia de Governo Digital 2024-2029, que guiará as ações digitais do estado pelos próximos cinco anos. Em menos de um ano, a plataforma já superou 10 milhões de acessos e conta com mais de 5 milhões de cidadãos cadastrados, representando mais de um terço da população baiana. Além disso, oferece mais de 460 serviços, consolidando a adesão dos baianos à digitalização dos serviços públicos.
Daniel Ribeiro, coordenador-geral de Mídias Sociais da Secom, destacou o sucesso da plataforma e a importância do feedback dos usuários. "Superamos nossas expectativas de acesso, o que nos motivou ainda mais a aprimorar os serviços. A interação constante com os cidadãos tem sido fundamental para otimizar a plataforma e torná-la cada vez mais ágil e acessível".
O secretário de Administração da Bahia, Edelvino Góes, ressaltou os benefícios da digitalização, afirmando que a plataforma BA.GOV.BR eliminou filas e reduziu a burocracia, tornando o acesso aos serviços públicos mais ágil e eficiente. "A digitalização não é apenas um avanço tecnológico, mas uma revolução na forma como os cidadãos se relacionam com o governo. Com a plataforma BA.GOV.BR, conseguimos entregar serviços públicos de forma mais transparente, ágil e acessível a todos os baianos", afirmou.
Desafios e Inclusão Digital
O Fórum também contou com palestras sobre boas práticas em transformação digital, com destaque para a Estônia, referência mundial em governança digital, e discutiu a importância da inclusão digital. Um dos principais desafios apontados foi garantir que todos os baianos, independentemente de sua condição socioeconômica, possam usufruir dos benefícios da digitalização. Para isso, são necessárias ações de capacitação tecnológica e melhorias na infraestrutura digital, especialmente nas áreas mais afastadas.
José Rebouças, diretor executivo da Prodeb, destacou a inovação no processo de construção da plataforma BA.GOV.BR. "A criação deste portal envolveu recursos diversos e parcerias estratégicas. Além disso, investimos fortemente em segurança digital, com tecnologias avançadas para proteger os dados dos cidadãos. A segurança é uma prioridade, pois entendemos que, para a digitalização ser bem-sucedida, ela precisa ser não apenas acessível, mas também confiável”.