Na manhã desta quarta-feira (4), durante Convenção da Embasa, no Hotel Fiesta, o diretor de Transição Energética da Secretaria do Desenvolvimento da Econômico, Tarcísio Branco, revelou que a Bahia tem os maiores fatores de capacidade para a geração de energia limpa e tem um presidente que tem como mérito a fazer da Embasa a primeira empresa de saneamento do Brasil a consumir energia 100% limpa.
Conforme Branco, isso é um exemplo a ser perseguido por outras empresas e faz da Embasa, uma das líderes no setor.
"Ela fomenta a indústria de energias renováveis. A Bahia, que tem os maiores fatores de capacidade para a geração de energia limpa e tem um presidente que tem como mérito a fazer da Embasa a primeira empresa de saneamento do Brasil a consumir energia 100% limpa, isso é um exemplo a ser perseguido por outras empresas e faz da Embasa, uma das líderes e por isso que recebe grandes premiações, porque tem uma família comprometida a entregar esse ponto seguro de água, de água limpa e tratada", analisou.
Ainda de acordo com ele, todo empreendimento precisa de água e a Bahia tem recebido grandes indústrias.
"A gente enquanto desenvolvimento econômico, todo qualquer empreendimento precisa de água, água é vida, água é desenvolvimento e a gente tem recebido algumas indústrias e sempre um ponto de água importante ou alguns casos específicos de indústria de remédios que busca em manancial mais naturalmente, que geralmente precisam da água encanada, limpa e tratada para os seus trabalhadores e para as suas atividades, enfim. Então, é sem dúvida, primeiro, a questão da dignidade e também o desenvolvimento econômico social", concluiu.
Jones Almeida/Fernanda Chagas