Durante a solenidade de entrega da Comenda 2 de Julho, nesta quinta-feira (2), o apresentador José Eduardo criticou a atuação da oposição ao governo da Bahia, classificando-a como “morta” por atuar de forma distante da população e restrita às redes sociais.
"A oposição está morta no sentido de estar calada, sabe? A gente não pode fazer política olhando para a internet, olhando para um celular, apontando erros dentro de um carro, dentro de um Land Rover, dentro de um SW4. Você quer ser oposição, meta o pé da estrada, vá ser conhecido, vá bater na porta do Dona Maria, dos principais distritos, porque é assim que o PT ganha, é assim que o PT ganhou", afirmou.
José Eduardo ressaltou que fazer política de forma efetiva exige presença nos bairros e contato direto com a população: "Se eu for de oposição ao PT, eles não vão achar que eu vou ficar dentro de casa, dentro de mansão, dentro de um carrinho, fazendo internet. Eu vou para a guerra, eu vou para dentro dos distritos, eu vou bater lá."
Contudo, ele destacou a força do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e criticou a postura passiva da oposição: "Aqui é difícil você tirar hoje um Jerônimo, é quase impossível. É o cara que está sentado na cadeira, o cara que tem a chave do cofre, é um cara que está construindo, é um cara que está entregando. Agora, não dá para fazer oposição sentado num carro de óculos de grau e achando que o mundo vai mudar."
A solenidade marcou também a homenagem ao apresentador, que recebeu a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).