A prefeita Débora Regis lançou oficialmente, neste sábado (4/10), a campanha Outubro Rosa em Lauro de Freitas, reforçando a importância da prevenção e do cuidado com a saúde da mulher. O evento aconteceu no Complexo Municipal de Saúde, em Itinga, e ofereceu uma série de serviços voltados ao bem-estar feminino. A iniciativa é resultado de uma ação intersetorial, com a participação de diversas secretarias municipais.
A edição 2025 da campanha traz o tema “Previna-se hoje, abrace a vida sempre”, destacando a necessidade do autocuidado feminino e a atenção integral à saúde da mulher ao longo de todo o ano. Para ampliar o alcance das ações, a Prefeitura de Lauro de Freitas elaborou uma estratégia integrada que envolve seis áreas da administração municipal.
Segundo a prefeita Débora, “a campanha Outubro Rosa é fundamental para alertar as mulheres sobre a prevenção, mas isso não significa que nosso governo atua apenas em um único dia do mês, como acontecia em gestões passadas. Desde janeiro, trabalhamos continuamente, porque uma gestão responsável cuida das pessoas todos os dias. Vamos trabalhar para que cada mulher seja acolhida e acompanhada da forma como sempre deveria ter sido: com atenção, cuidado e respeito. Durante todo o mês de outubro, realizaremos ações em diferentes pontos da cidade, em parceria com várias secretarias, mostrando a força do trabalho intersetorial e garantindo que essa mensagem chegue a todo o município”, disse.
A titular interina da Secretaria de Saúde (SESA), Elba Brito, ressaltou que o Outubro Rosa reforça a importância da mamografia e do exame preventivo ginecológico, ambos essenciais para a detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. Já Margeoire Mendes, titular da Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), destacou que a campanha “demonstra que a saúde da mulher é prioridade durante todo o ano, fortalecendo a prevenção e a valorização da vida em Lauro de Freitas”.
Durante o evento, foram disponibilizados gratuitamente serviços como consultas com ginecologista, testagem rápida de HIV e sífilis, vacinação, exame preventivo, eletrocardiograma, ultrassonografias transvaginal e mamária, além de mamografia.
Moradoras presentes aprovaram a iniciativa. A senhora Irenilde Rodrigues Gomes, de 61 anos, afirmou: “Estou muito feliz de estar aqui nesse mutirão maravilhoso. Consegui fazer quatro exames e isso só traz alívio para a gente. Só tenho a agradecer, de coração, à prefeita e a todos que estão trabalhando aqui por nós”.
Já Rosana Brandão, de 52 anos, moradora do Residencial Quinta da Glória, destacou:
“Estou aproveitando essa oportunidade do Outubro Rosa para fazer a mamografia. Já realizei o preventivo e vou fazer também a ultrassonografia transvaginal. É uma iniciativa muito boa que a Prefeitura está proporcionando, ajudando a cuidar da nossa saúde”.
Também participaram do lançamento gestores das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação, Trabalho e Renda (SEMDET); Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC); Educação (SEMED); além do vice-prefeito, que também é gestor da pasta de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE). Representantes do Legislativo estiveram presentes, reforçando o apoio institucional à iniciativa.