O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) rebateu as declarações do vereador de Salvador Cézar Leite (PL), que criticou a realização da COP30, em Belém, chamando o evento de “Flop 30”. Solla destacou que as falas de Leite revelam, mais uma vez, o desprezo da extrema direita pela ciência, pela vida e pelo futuro do planeta.
“O mesmo vereador que defendeu o uso da cloroquina contra COVID e atacou as vacinas agora tenta mentir sobre a COP30. Negar a ciência parece ser o projeto político desse pessoal. Enquanto o mundo discute soluções para salvar vidas e o planeta, eles seguem presos ao obscurantismo”, afirmou o parlamentar.
Solla reforçou que o governo do presidente Lula recolocou o Brasil como protagonista global na agenda ambiental e climática, após anos de retrocessos e desmonte promovidos pela gestão Bolsonaro.
“O país voltou a liderar o debate sobre preservação da Amazônia, transição energética e desenvolvimento sustentável. A COP30 será uma grande oportunidade de reafirmar o compromisso do Brasil com o futuro do planeta”, completou.
A COP30, em Belém, está reunindo chefes de Estado, lideranças políticas, pesquisadores e movimentos sociais do mundo inteiro para debater soluções concretas de enfrentamento à crise climática e de proteção aos biomas, especialmente a Amazônia.