Presidente da UPB destaca união de prefeitos e entidades em defesa da alfabetização; “Educação não pode ser politizada, é responsabilidade de todos”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, destacou nesta quinta-feira (2) a importância da união de diferentes setores em torno da educação pública no estado. A fala ocorreu durante encontro do Movimento Bahia pela Educação, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.

Para Wilson, o engajamento da FIEB, somado ao apoio do Governo do Estado, do Ministério Público, do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), fortalece um compromisso histórico: garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa.

“Estamos falando do futuro das nossas crianças. Quando uma criança não se forma no tempo adequado, sua vida produtiva é totalmente afetada. Agora temos uma grande união para mudar essa realidade”, afirmou o presidente da UPB.

Segundo ele, a meta do movimento não é apenas premiar municípios que atingirem índices elevados, mas também apoiar aqueles que ainda enfrentam dificuldades. “Vai ter qualificação, apoio técnico da FIEB e do governo do Estado, para que esses municípios possam sair da base e superar os atrasos. Educação não pode ser politizada, é responsabilidade de todos nós”, ressaltou.

Atualmente, apenas 36% das crianças baianas estão alfabetizadas na idade certa, índice que Wilson considera um obstáculo para o desenvolvimento econômico e social. “Nenhum empresário investe sem antes perguntar como está a educação do estado. Nosso objetivo é chegar, já no próximo ano, a mais de 55% das crianças alfabetizadas. Assim, mostramos que a Bahia está preparada para atrair investimentos e formar mão de obra qualificada”, completou.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.