Policlínica de Saúde de Camaçari inicia realização de exames de endoscopia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Policlínica de Camaçari começou a realizar endoscopias digestivas alta – que permite visualizar o esôfago, estômago e início do intestino delgado –, exame utilizado para diagnosticar e tratar problemas do sistema digestivo, nesta sexta-feira (4). Executado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Saúde (Sesau), ao todo, na unidade, mais de 5 mil atendimentos já foram realizados este ano.

Os primeiros procedimentos de endoscopia atenderam pacientes que estavam aguardando desde o ano anterior e que já haviam passado por triagem, e realizado os exames preparatórios. É o que explicou Amaury Miranda, diretor das Policlínicas Especializadas de Camaçari. “O serviço havia sido suspenso em outubro de 2024. Então, nossa equipe começou a entrar em contato com as pessoas que estavam na espera e, hoje, estamos retomando a realização das endoscopias, atendendo a esta demanda reprimida”, contou.

Ainda segundo Amaury, a Policlínica foi encontrada com a estrutura física precisando de manutenção. “Dentre outros problemas, falta de contratos vigentes. Mesmo com todas as dificuldades, a gestão municipal está empenhada em ampliar a oferta de serviço à população. Hoje, temos dois endoscópios de ponta”, destacou o diretor da unidade.

Entre os pacientes que realizaram a endoscopia nesta sexta-feira, estava o mecânico Ulisses Araújo, 29 anos, que aguardava pela realização do exame há cerca de um ano. “Já estava quase desistindo, mas entraram em contato comigo esta semana e agora o atendimento foi muito bom e rápido. Não tenho do que reclamar”, afirmou o morador do bairro Burissatuba.

O vigilante Rui Pedro Pereira, 62 anos, também foi uma das pessoas atendidas e elogiou o atendimento. “Estava há muito tempo aguardando e, graças a Deus, e através da nova gestão, fui atendido hoje. Está sendo boa demais a assistência de todos”, classificou o morador do Camaçari de Dentro.

Para a retomada das endoscopias, a equipe multiprofissional passou por capacitação. Além disso, toda a revisão necessária nos equipamentos foi realizada, garantindo total segurança aos pacientes.

Durante o procedimento, ainda é realizada, caso haja indicação médica, a biópsia para diagnosticar a presença da bactéria Helicobacter pylori (H. pylori) e, se houver detecção de pólipos – lesões benignas que se desenvolvem em estruturas do corpo revestidas de mucosas –, é feita também polipectomia, que consiste na retirada dos mesmos. 

Foto: Divulgação

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.