Lideranças e gestores de diferentes órgãos e entidades ligados à Assistência social de todo oi estado se encontraram em Porto Seguro, de 02 a 04 de abril, no salão de convenções da UFSB, quando foram discutidas questões fundamentais para aprimorar a gestão de programas e serviços sociais. Participaram do XIV Encontro baiano de gestores municipais de Assistência Social, promovido pelo Coegemas-BA, a secretária da Assistência Social da Bahia, Fabya Reis; o secretário Municipal de Assistência Social, Washington Borges, além de gestores municipais e lideranças ligados ao segmento em todo a Bahia.
O evento debateu temas essenciais para a melhoria da gestão da Assistência Social como bolsa família, benefícios eventuais, política e construção de novos CRAS, CREAS, CRAM, Centro Pop entre outros. Porto Seguro também foi contemplado com o importante prêmio “Experiências Exitosas da Execução da Política de Assistência Social nos Municípios da Bahia”, reconhecendo o sucesso do bloco carnavalesco “NÃO é NÃO”, promovido pelo CRAM, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Este ano, a programação do encontro trouxe o tema “20 anos do SUAS: Construção Coletiva e os Caminhos para o Fortalecimento da Política de Assistência Social”. Durante o evento foram realizadas palestras, oficinas, trocas de experiências, encerrando com a Assembleia Geral Ordinária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais. A secretária da SEADES, Fabya Reis, anunciou ainda que o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues investiu 150 milhões para o fortalecimento da proteção social na Bahia.
“A realização do Coegemas na cidade não só valoriza a Secretaria de Assistência Social local, como também reforça a importância do compromisso com a construção de um sistema de assistência social mais justo, acessível e eficaz para todos”, afirma o secretário Washington Borges. Segundo ele, é um privilégio para nossa cidade poder acolher gestores e profissionais da assistência social de todas as regiões da Bahia. “Este evento representa uma oportunidade única de compartilhar experiências, discutir novas políticas públicas e, sobretudo, trabalhar juntos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, enfatiza.