"Lula ampliou apoio para Cultura", afirma Margareth Menezes ao garantir investimento federal no Carnaval

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou nesta sexta-feira (16), em Salvador, que o governo federal ampliou os investimentos em ações culturais ligadas ao Carnaval em todo o Brasil, ao defender a cultura como vetor estratégico de geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico.

Segundo a ministra, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem revisado e fortalecido o apoio às manifestações culturais por reconhecer o alcance nacional e internacional do Carnaval brasileiro. “O Carnaval tem uma atração brasileira, nacional e internacional. Por isso estamos investindo em várias ações, não só na Bahia, mas em todo o país”, afirmou.

Margareth Menezes destacou que os recursos contemplam blocos afros, blocos de maracatu, escolas de samba e outras expressões culturais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que completa 35 anos em 2026. A ministra lembrou que o Ministério da Cultura encomendou à Fundação Getulio Vargas um estudo para mensurar o impacto da economia criativa com indicadores internacionais.

“A apresentação de um artista não é individual, é coletiva. Para colocar um trio elétrico na rua, por exemplo, são mais de 30 ou 40 pessoas empregadas. Antes disso, houve ensaio, figurino, produção. É trabalho, é economia circulando”, afirmou.

Segundo a ministra, os investimentos públicos são essenciais para viabilizar essas cadeias produtivas e beneficiar diretamente estados e municípios. “Essa circulação de economia e renda só acontece com o apoio do governo federal, do Estado e das prefeituras, que também se beneficiam desse movimento”, disse.

Margareth Menezes também ressaltou a Política Nacional Aldir Blanc como instrumento de descentralização dos investimentos culturais. De acordo com ela, o Ministério da Cultura tem incentivado que todas as cidades brasileiras reconheçam e fortaleçam seus ativos culturais. “Além de empregar pessoas, a cultura interfere diretamente na vida de um bairro, de alguém que nunca teve a oportunidade de acessar um edital”, afirmou.

A ministra ainda elogiou a execução da política cultural na Bahia. “Salvador e a Bahia têm feito um aproveitamento muito bom da Política Aldir Blanc. Quero parabenizar o secretário Bruno Monteiro. A nossa intenção é chegar a mais e mais pessoas”, concluiu.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.