O governador Jerônimo Rodrigues (PT) respondeu, nesta quarta-feira (5), às críticas do vereador Kiki Bispo (União), que afirmou que a regulação da saúde piorou durante as gestões petistas nos últimos 18 anos.
Jerônimo não apenas afirmou que o parlamentar está equivocado com os dados, como o convidou para um debate e uma visita à Secretaria de Saúde, a fim de discutir como melhorar o atendimento nas comunidades de Salvador e outras regiões do estado.
“Eu quero muito essa conversa, a minha resposta vai ser com ação, vai ser com investimento”, afirmou Jerônimo, citando ações recentes, como a inauguração de um hospital de cuidados paliativos no Monte Serrat e a entrega de unidades de transporte e equipamentos com o apoio do governo federal.
“Eu tenho aberto sempre para que a gente não permita que a política se equivoque com dados. Não fica bem. O correto é que a gente possa estar debruçando sempre sobre as informações e o que está acontecendo”, reiterou governador durante o evento de leitura de sua mensagem anual na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.
Ele ainda reafirmou que a área é de responsabilidade dos municípios.
“O município ajuda o Estado, ajuda a União, e a União ajuda o Estado, ajuda o município. O Estado faz o papel de mediador”.
“A regulação é um serviço bom e necessário, mas, muitas vezes, ela não consegue resolver com agilidade porque os hospitais estão com leitos ocupados por pessoas que poderiam ser atendidas em unidades de saúde menos complexas, como UPAs ou UBS”, concluiu Jerônimo.