Na Sessão Solene de Instalação da 3ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, realizada nesta quarta-feira (5), o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Adolfo Menezes (PSD), ressaltou o impacto das mudanças globais no Brasil com as decisões do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Menezes também destacou os desafios do novo período e a importância da atuação do Legislativo diante das transformações políticas e sociais no Brasil e no mundo.
"Nós estamos vendo uma sociedade em ebulição. O mundo inteiro está sendo impactado, e o Brasil e a Bahia não estão fora desse contexto. O desafio não é só da Assembleia, mas de todos os políticos, especialmente do Congresso Nacional, a quem cabe legislar e promover mudanças estruturais", afirmou.
Entre os temas prioritários para o próximo biênio legislativo (2025-2027), Adolfo Menezes mencionou o acompanhamento das obras da Ponte Salvador-Itaparica, que contará com participação mais ativa da Comissão de Infraestrutura da AL-BA.
"Os membros da comissão já estão acompanhando o andamento do projeto, que é de extrema importância para o desenvolvimento do estado", destacou.
O parlamentar também chamou a atenção para as limitações do Legislativo estadual, uma vez que é proíbido, pela Constituição, a apresentação de projetos que envolvem aumento de despesas do Poder Executivo.
"Aqui é a casa do Poder Legislativo, mas temos uma trava constitucional que impede os deputados de apresentarem e aprovarem projetos que gerem custos ao Executivo. Por isso, a maioria das propostas analisadas e aprovadas são oriundas do governo do estado", explicou.
Dentre as primeiras iniciativas do Executivo a serem enviadas para apreciação da Assembleia, o presidente da AL-BA adiantou que a educação será um dos focos principais.
"O governador já anunciou que um dos primeiros projetos tratará da alfabetização. A base da educação é fundamental para o futuro da Bahia e do Brasil. Sem um alicerce bem construído, os alunos chegam ao ensino médio e superior sem o conhecimento necessário", enfatizou.