O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereador Carlos Muniz (PSDB), explicou nesta terça-feira (3) o cronograma e os critérios para a definição das comissões temáticas da Casa. Segundo o parlamentar, a articulação segue o rito tradicional de proporcionalidade partidária, fundamental para o equilíbrio dos debates legislativos no início deste ano.
O cronograma detalhado pelo líder prevê que as definições internas ocorram ao longo desta semana para que os trabalhos técnicos comecem formalmente na próxima. "A previsão é que até sexta-feira sejam todas as indicações feitas, para que segunda-feira nós já possamos ler e passar como ficou cada comissão", explicou Muniz. Ele ressaltou que, após a leitura oficial da composição, o passo seguinte será a escolha dos comandos dos colegiados: "Na terça-feira, com a formação das comissões, sejam feitas as reuniões para ser indicado o presidente e os vice-presidentes de cada comissão".
O processo de formação das comissões é estratégico para a oposição, pois é nesses espaços que projetos cruciais, como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e o Plano Municipal de Segurança Pública, serão analisados antes de irem ao plenário.