Canteiro de apoio à sondagem da Ponte Salvador-Itaparica entra em funcionamento na Calçada

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O serviço de sondagem da Ponte Salvador-Itaparica avança com um canteiro de apoio em funcionamento na Avenida Engenheiro Oscar Pontes, em Salvador. A informação partiu do secretário de Comunicação, André Curvello, através de suas redes sociais. 

 

A estrutura, conforme ele, é composta por mais de 20 módulos, abriga laboratórios de análise, armazenamento de equipamentos e escritórios para cerca de 50 profissionais. 

 

Enquanto isso, a sondagem consiste na coleta de amostras do fundo do mar em 102 pontos para análise e definição onde serão construídos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica. Em seguida, o material coletado passa pela análise nos laboratórios instalados no canteiro instalado na região da Calçada. Essa fase é essencial para compreender as características do terreno e definir a fundação da estrutura da ponte.

 

No caso do solo coletado no fundo da Baía de Todos-os-Santos, são feitas análises de granulometria, umidade, limite de liquidez, limite de plasticidade e compressão. Já nas amostras de rocha, são analisados aspectos como carga pontual, umidade, peso volumétrico, compressão e tração.

 

“Equipamentos de alta tecnologia, importados da China, são usados nos ensaios do solo e das rochas coletadas. Até agora, foram contratadas 17 empresas baianas e gerados 300 empregos diretos e indiretos, com um investimento de R$ 160 milhões”, frisou.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.