"As críticas que ajudam a gente recebe bem", declara Ivana Bastos ao avaliar ritmo de trabalho na ALBA e retorno do recesso

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputada Ivana Bastos (PSD), concedeu entrevista nesta segunda-feira (3) à rádio Itapoan FM. Na oportunidade, a parlamentar refletiu sobre o papel da cobertura jornalística no acompanhamento do Legislativo, destacou o empenho dos 63 deputados estaduais e explicou como a Casa se prepara para organizar os trabalhos durante o período eleitoral.

Imprensa e produção legislativa

Ao comentar a relação entre a atuação parlamentar e o escrutínio público, Ivana fez uma distinção entre críticas fundamentadas e ataques sem embasamento, reafirmando o compromisso do Parlamento baiano com a entrega de resultados.

"As críticas, quando elas são verdadeiras, quando elas são construtivas, a gente recebe bem. Eu acho que as críticas ajudam. Tem algumas que são para derrubar, que a gente vê que não tem fundamento nenhum. Aí eu recebo com muita tristeza, eu recebo com muita indignação. A gente tem a imprensa correta e a gente tem a imprensa marrom. A imprensa marrom às vezes resolve tirar você para Cristo e resolve criar coisas. Isso é ruim, porque a dedicação nossa é grande", pontuou.

A presidente ressaltou que a ALBA vem registrando ritmo intenso de deliberações e votações de projetos de autoria dos próprios parlamentares desde o ano passado.

"Nós, no primeiro semestre, tivemos uma Casa trabalhando. Desde o ano passado, nós chegamos com o compromisso de votar projetos de deputados, de ter uma Casa com produção. Nós tivemos uma produção recorde no ano passado, esse ano também."

Atuação nas bases durante o recesso

Ivana lembrou a extensão territorial do estado e a rotina intensa dos parlamentares no atendimento aos municípios durante o mês de julho.

"Esse ano é um ano atípico. A Bahia são 417 municípios, tem município que é a mais de mil quilômetros da capital. Então os deputados passam mais tempo na estrada do que propriamente dito nas cidades. E no primeiro semestre nós tivemos essa produção. Se você pegar as redes sociais dos 63 deputados, você vê que no mês de julho todos estiveram visitando as suas bases, todos no corre-corre, todas as postagens. É deputado numa cidade de manhã, de tarde em outra, de noite em outra."

Organização dos trabalhos para o segundo semestre

Com o fim do recesso parlamentar, a presidente detalhou os passos para definir o calendário de sessões e votações no segundo semestre, levando em consideração referências levantadas junto a outras Assembleias Legislativas do país por meio da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais).

"Nós estamos voltando amanhã aos trabalhos. Nós temos pela manhã reunião da Mesa Diretora, nós temos reunião do colegiado de líderes. Nós fizemos um levantamento na Unale para ver como todas as 27 casas legislativas, com o Distrito Federal, vão trabalhar nesse segundo semestre", afirmou.

Ivana concluiu destacando que o formato de funcionamento da ALBA até o período eleitoral será pactuado coletivamente com as bancadas.

"Nós vamos discutir com os líderes, com a Mesa, para ver como que a Assembleia Legislativa vai trabalhar, pelo menos esse mês de agosto, setembro e começo até o dia 5 de outubro."

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.