A secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, destacou nesta quinta-feira (2) os compromissos e metas da pasta em relação à alfabetização das crianças baianas. A declaração foi feita durante o lançamento do Movimento Bahia pela Educação, realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), em Salvador.
Rowenna lembrou que a meta estabelecida pelo Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é de que 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até 2030.
“Nosso esforço é coletivo, envolvendo todos os municípios. Alfabetizar não é apenas ensinar a ler e a escrever, mas garantir que o estudante tenha acesso ao mundo, visualize novas possibilidades e siga no processo de escolarização. O grande desafio é manter quem já está na escola e trazer de volta quem saiu. Não podemos perder nenhum estudante”, afirmou.
Para a secretária, o avanço da alfabetização impacta toda a sociedade baiana e será decisivo para ampliar as oportunidades de futuro para as novas gerações.