“Lula é bom de conversa e por isso conseguiu se aproximar de Trump”, diz Jerônimo Rodrigues

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), avaliou nesta quarta-feira (24) o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque. Para ele, a presença e a atenção dada pelo presidente norte-americano Donald Trump à fala do petista simbolizam a capacidade de diálogo de Lula, construída desde sua trajetória sindical.

“Lula foi forjado no sindicalismo, sabe dialogar com o patrão. Ele é bom de conversa, convence, e por isso conseguiu se aproximar até de Trump, que foi ouvir seu discurso”, afirmou Jerônimo em entrevista à rádio Mix FM. O governador destacou que, mesmo em meio a divergências políticas, o gesto do mandatário dos EUA foi relevante no cenário diplomático.

Apesar do tom de elogio, Jerônimo também chamou atenção para os desafios econômicos da relação bilateral, sobretudo após o tarifaço anunciado recentemente por Washington sobre produtos brasileiros. Segundo o governador, a medida pode afetar diretamente setores estratégicos para a economia baiana. “A relação comercial com os Estados Unidos é fundamental para o Brasil e para a Bahia. Precisamos estar atentos aos impactos dessa decisão”, observou.

Jerônimo ressaltou ainda que o discurso de Lula foi marcado por firmeza na defesa da soberania nacional, mas também por referências humanistas e sociais. “Ele foi duro ao dizer que nossa soberania é inegociável. Fez um discurso humano, mas com densidade política e econômica [...] e reafirmando o combate à fome e a defesa da paz”, acrescentou.

Por fim, o governador afirmou esperar uma agenda de aproximação entre os dois países, com reflexos positivos para os estados brasileiros. “Fiquei na expectativa de que essa relação seja estabilizada, para que empresários norte-americanos continuem acreditando no Brasil e na Bahia”, concluiu.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.