O deputado federal Gabriel Nunes (PSD) avaliou como positiva a semana de votações no Congresso Nacional, destacando a aprovação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e defendendo uma solução definitiva para o IOF incidente sobre Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA).
Segundo o parlamentar, a expectativa em Brasília é pela tramitação de uma Medida Provisória enviada pelo governo, que deve regular a questão. “A MP vai travar a pauta para regular a LCI e a LCA, resolvendo de uma vez por todas a questão do IOF, que foi muito debatido na Câmara. O governo recorreu, mas entendemos que é de grande importância buscar uma alternativa, porque o IOF impacta toda a cadeia produtiva, gera inflação e acaba encarecendo os produtos no comércio”, afirmou em entrevista ao Classe Política.
Nunes ressaltou também a importância da correção da tabela do Imposto de Renda, aprovada de forma unânime pelo Congresso. “Desde 2014 não havia nenhuma atualização. Essa medida traz um ganho direto para o trabalhador, algo equivalente a um 14º salário, injetando recursos na economia e fomentando o comércio. Foi um avanço importante, porque enfrentou um lobby pesado das grandes fortunas. Apenas 140 mil pessoas vão pagar a conta, liberando de 15 a 16 milhões de brasileiros”, explicou.
O deputado frisou que o Congresso deu um sinal de alinhamento em meio à polarização política. “Foi um gesto raro de unanimidade, mostrando que é possível construir consensos em pautas que mudam a vida do cidadão. Esperamos que, nessa reta final do ano, possamos nos debruçar em projetos que gerem emprego, freiem a inflação e tragam crescimento econômico para o país”, completou.