“Precisamos aproveitar o momento positivo e avançar com o fim da escala 6x1", é assim que Lucas Reis entende os próximos passos da luta dos trabalhadores, após a conquista da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil. Chefe de gabinete do senador Jaques Wagner (PT), Reis destacou a pauta e as conquistas do governo Lula durante entrevista à Rádio Educadora Santana FM, de Caetité, nesta sexta (3).
“A escala 6x1 é uma realidade muito crítica para a saúde do trabalhador. Impede de viver com a família, ter acesso a cultura, lazer. Nós temos que encher as ruas e as redes, mobilizar nosso povo para que o Congresso aprove o final dessa escala e institua uma escala para ter, ao menos, 2 dias de descanso na semana", disse.
Pré-candidato a deputado federal, Lucas destacou a recente conquista da medida de justiça tributária, que aliviará a carga da desigualdade social no Brasil, garantindo mais dignidade aos trabalhadores e trabalhadoras. Na Bahia, mais de 90% das pessoas com carteira assinada vão ser beneficiadas, segundo projeção do IBGE. O projeto agora segue para votação no Senado, onde se espera aprovação rápida.
Agricultura familiar
Lucas também apontou a agricultura familiar como um dos maiores vetores de desenvolvimento da Bahia. Ele lembrou que, desde 2007, quando Jaques Wagner era governador, os agricultores têm vivido um novo momento de emancipação. “Não estamos falando apenas de plantar para comer, mas de plantar para gerar renda, dar boa escola para os filhos, comprar carro e viver com dignidade”, completou.
O chefe de gabinete lembrou, ainda, que o governo Lula lançou o maior Plano Safra da história, destinando mais de R$ 516 bilhões para a agricultura empresarial do país, e reforçou que os investimentos do governador Jerônimo Rodrigues somam milhões de reais por ano, garantindo estrutura para cooperativas agregarem valor à produção e gerarem mais oportunidades no campo.
Ao tratar do cenário nacional, Lucas demonstrou confiança na reeleição de Lula em 2026. “Tenho certeza que o povo vai reconhecer os avanços desses três anos de Lula, mas precisamos eleger para o Congresso nomes comprometidos com o nosso povo. É por isso que sou pré-candidato a deputado federal, para consolidar essa caminhada ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras da Bahia”, concluiu.