O deputado federal Zé Neto (PT) não conseguiu renovar o mandato nas eleições deste domingo (4) e ficou na primeira suplência da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV.
O petista recebeu quase 105 mil votos em toda a Bahia, sendo 59.127 em Feira de Santana, sua principal base eleitoral. Apesar da votação, não alcançou uma das cadeiras destinadas à federação.
O resultado interrompe uma sequência de dois mandatos consecutivos na Câmara dos Deputados. Zé Neto foi eleito pela primeira vez em 2018, com 129.196 votos, e reeleito em 2022, quando obteve 128.439 votos.
Antes de chegar ao Congresso, construiu trajetória na política municipal, como vereador e candidato a prefeito, estadual, como deputado Estadual e líder do governo Jaques Wagner.
Após o resultado, Zé Neto agradeceu aos eleitores e destacou a primeira suplência na federação. O deputado também celebrou a eleição de Jerônimo Rodrigues para o governo da Bahia e de Rui Costa e Jaques Wagner para o Senado.
“Infelizmente, a nossa eleição não veio e ficamos na primeira suplência da nossa federação. Recebo esse carinho com muita gratidão e, acima de tudo, com a responsabilidade de honrar os quase 105 mil votos das pessoas que acreditaram na nossa caminhada”, afirmou.
Com o resultado, Zé Neto ficará sem mandato parlamentar eletivo pela primeira vez desde 2018, mas permanece na primeira suplência da Federação Brasil da Esperança. Nos bastidores, a expectativa é que ele assuma o mandato numa articulação que puxe um deputado eleito para ser secretário no governo do estado ou Conselheiro no Tribunal de Contas.