Durante o Fórum Nacional de Secretários Municipais de Finanças e Fazenda, organizado pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o titular da Secretaria da Fazenda de Lauro de Freitas (Sefaz), Ricardo Gois, foi eleito diretor regional da entidade no Nordeste. O evento aconteceu em Brasília, nesta segunda-feira (10).
Ricardo fica responsável por conduzir as atividades e pautas prioritárias no próximo biênio, na gestão de 2025/2027. O evento gratuito contou com a presença de cerca de 50 gestores de finanças e fazenda de municípios de todas as regiões do país. O objetivo do fórum foi de fomentar debates sobre Gestão Fiscal, apresentar oportunidades de financiamento e Parcerias Público-Privadas (PPPs), além de discutir os impactos da Reforma Tributária nas receitas municipais.
“A importância dos temas discutidos hoje reside na promoção de desenvolvimento sustentável e eficiente no âmbito público. Essas iniciativas são cruciais para enfrentar desafios contemporâneos, como as mudanças climáticas e a necessidade de cidades mais preparadas, garantindo um futuro mais resiliente e inclusivo”, destacou o secretário Ricardo Gois, ao se colocar à disposição para contribuir com o desenvolvimento sustentável e eficiente para atrair investimentos e impulsionar projetos de infraestrutura e gestão pública.
Durante o evento, entre os temas debatidos, destaque para oportunidades de concessões, PPPs e operações de crédito, que foram abordadas por especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). E uma mesa específica sobre as linhas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para municípios e do KfW Banco de Desenvolvimento alemão, detalhando programas e oportunidades voltadas para gestão pública, infraestrutura urbana e resiliência climática.
Além da eleição da nova diretoria do Fórum para a gestão 2025/2027, a reunião marcou o lançamento da MultiCidades, publicação referência sobre as finanças municipais brasileiras. O documento, que traz dados e análises sobre as finanças municipais do Brasil, chega à sua 20ª edição e ganha formato on-line.