O líder do governo do estado, deputado Rosemberg Pinto(PT), disse nesta quinta-feira, 22, que a tendência em São Francisco do Conde é do PT apoiar a reeleição do prefeito Antônio Calmon (PP) na disputa em outubro. Segundo avaliação do petista, há uma convergência na base do governador Jerônimo Rodrigues para que o apoio seja oficializado ao progressista, apesar da sigla manter a pré-candidatura de Marivaldo do Amaral. Assim, se buscaria um entendimento para que o petista pudesse compor a chapa na corrida eleitoral como candidato a vice prefeito.
"São Francisco do Conde, nós estamos trabalhando, o Partido dos Trabalhadores se reuniu a semana passada e sinalizou no sentido da manutenção do nome de Marivaldo, mas com uma tendência muito grande de manter aliança com o PP na cidade", afirmou Pinto.
"Conversei com a deputada Lídice da Mata (do PSB) nesse sentido, conversei com o deputado Sargento Isidório (Do AVANTE) e eu espero que chegue logo a uma posição, porque eu sou eleitor da cidade, mas a tendência é de manter aliança entre o PT e o atual prefeito da cidade de São Francisco do Conde", enfatizou Rosemberg.
Na disputa pelo governo do estado em 2022 Antônio Calmon, com seu grupo político, apoiou a candidatura de ACM Neto (UB), depois do PP romper com o Partido dos Trabalhadores na Bahia. Em muitos municípios, na disputa eleitoral deste ano, haverá alianças entre as siglas, como em Feira de Santana. Em outras cidades, a exemplo de Lauro de Freitas e Salvador, os partidos duelaram em blocos opostos. Na Assembleia Legislativa da Bahia a bancada do PP, formada por 6 deputados, compõe a base de sustentação ao governo Jerônimo Rodrigues (PT).