A Prefeitura de Salvador firmou, nesta segunda-feira (12), em ato realizado no Palácio Thomé de Souza, parceria com a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF), organismo independente e associado à Organização dos Estados Americanos (OEA). Durante o ato, a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos e a diretora Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento, Soraya Pessino assinaram o Memorando de Entendimento (MoU), consolidando uma parceria que visa ampliar o alcance de ações inovadoras e integradas voltadas à inclusão social, geração de renda e empreendedorismo, especialmente entre mulheres e jovens negros das comunidades.
O evento contou com as presenças da secretária Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordelo e o diretor de Juventude Dudu Magalhães, o gerente da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento, João Victor Queiroz, representantes do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE).
A parceria com Salvador representa um passo importante e contribui para o reconhecimento internacional de programas municipais como Mulher Salvador, Empreenda Salvador, Treinar para Empregar e iniciativas voltadas à economia criativa para jovens talentos.
“O trabalho em rede e a cooperação internacional são fundamentais para superarmos as desigualdades históricas e fomentarmos a promoção de uma cidade mais justa e inclusiva. Agradeço a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento e reafirmo o compromisso de Salvador com iniciativas que busquem dar qualificação, oportunidade e novas perspectivas aos nossos jovens”, pontuou a vice-prefeita Ana Paula Matos.
“Uma grande honra apoiar tecnicamente esta cooperação entre a Prefeitura de Salvador e a PADF. A ideia é construirmos um projeto sólido e abrangente para ajudar e apoiar quem mais precisa, trazendo desenvolvimento para as pessoas. Muito feliz em contar com o apoio da Vice Prefeita Ana Paula e demais Secretários e técnicos que ajudarão neste processo”, disse a diretora Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento, Soraya Pessino.
Ela também pontuou que há mais de 60 anos a PADF trabalha com a pauta do desenvolvimento de pessoas em situação vulnerável e espera alcançar resultados o mais rápido possível e entregar aquilo que a população de Salvador merece.
Fernanda Lordelo, titular da SPMJ, afirmou que serão tratados temas transversais, pautando direitos humanos e o fortalecimento da juventude nos territórios.
“Muito importante a assinatura desse Memorando especialmente com o foco voltado para os jovens em vulnerabilidade social, sabemos o quanto eles precisam de oportunidades”, afirmou.