Em entrevista ao Classe Política, nesta terça-feira, 13, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ressaltou a importância estratégica da comunicação legislativa como instrumento de transformação social e fortalecimento da democracia. A declaração foi feita em referência ao 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia, que será realizado nos dias 11 e 12 de junho de 2025, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
“O que a gente quer saber, na verdade, é a questão da importância da comunicação legislativa, da capacitação de profissionais para mudar a comunicação e torná-la clara para a população, mais próxima do povo”, afirmou Rotondano. “A comunicação é um meio transformador, imprescindível para nossa sociedade, para que as pessoas tenham conhecimento do que está acontecendo e do que vai acontecer.”
O magistrado também pontuou que eventos como o promovido pela ALBA e pela Fundação Paulo Jackson — gestora da TV ALBA e Rádio ALBA — são oportunidades valiosas para troca de experiências e disseminação de boas práticas comunicacionais no setor público. Para ele, é essencial que as informações públicas sejam transmitidas com clareza, responsabilidade e acessibilidade.
“As informações precisam ser passadas de forma lícita, de maneira que as pessoas compreendam o que está acontecendo. Esse evento vai proporcionar a nós, que também precisamos da comunicação, informações básicas e imprescindíveis para difundi-las de forma clara, simples e compreensível pela comunidade”, acrescentou.
O 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia terá como tema “Comunicação Legislativa: um dever do Estado, um direito do povo” e reunirá vereadores, presidentes de câmaras municipais e representantes de diversas instituições. A proposta é discutir formas práticas de aproximar o parlamento da população por meio de uma comunicação pública mais fluida, eficaz e democrática.
A programação acontecerá no auditório Jornalista Jorge Calmon, na ALBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com atividades previstas entre 8h45 e 17h no dia 11 de junho, e das 9h às 12h no dia 12.