A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), apresentou uma alta histórica em indicadores de monitoramento produzidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social, utilizados para avaliar a qualidade da oferta dos serviços socioassistenciais.
Com base em levantamento do ministério, entre 2018 e 2024, o IDCRAS e o IDCREAS, saltaram, respectivamente, de 2,29% para 4,17% e de 3% para 4,72%.
“Foi uma conquista histórica, que prioritariamente ocorreu na gestão do prefeito Bruno Reis, levando em consideração que esses indicadores de desenvolvimento do SUAS [Sistema Único de Assistência Social] são mensurados a partir da avaliação de estruturas físicas, recursos humanos e os serviços ofertados”, afirma o titular da Sempre, Júnior Magalhães.
O secretário destacou que, nos últimos anos, Salvador avançou de forma significativa na área da assistência social, com a realização de dois concursos públicos, a reforma e construção de unidades-modelo de Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), além da reorganização dos serviços.
“De forma estratégica, com o apoio do projeto Salvador Social, que garante recursos através do Banco Mundial, e a parceria com a Casa Civil, a cidade tem fortalecido sua assistência social, priorizando investimentos que ampliam o alcance e a efetividade de políticas públicas neste sentido. É gratificante fazer parte dessa história, marcada por muitos desafios, mas também por conquistas, que transformam de maneira significativa a realidade da população de Salvador”, acrescentou Júnior Magalhães.
Em 2019, cinco novas sedes do Cras foram entregues à população, no Bairro da Paz, Lagoa da Paixão, Fazenda Grande do Retiro, Cajazeiras e Itapuã. Já em 2020, foram mais cinco unidades, em Nova Esperança, Calabetão, Paripe, São Cristóvão e Itapagipe.
No ano seguinte, a Prefeitura inaugurou novas unidades em Brotas, Castelo Branco e Lobato. Entre 2022 e 2023, foi a vez das localidades do Nordeste/Lucaia, Boca do Rio, Federação, Rio Sena e Pau da Lima. Em 2023, a Prefeitura inaugurou o primeiro CRAS modelo em Valéria.
Por fim, em 2024, foram entregues os Cras Liberdade e Centro Histórico.
Além disso, nos últimos anos, seis unidades do Creas passaram por requalificações e também houve a inauguração da nova sede do Creas Curuzu.