Em vistoria conjunta com diretores da Conder, Trindade afirma que TCA será referência para o Brasil

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Trindade, realizou, nesta sexta-feira (12), uma visita técnica às obras de requalificação do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Com investimento superior a R$ 260 milhões, entre obras físicas e equipamentos, a intervenção se destaca como uma das maiores obras culturais do Brasil nos últimos anos.

Durante a visita, Trindade ressaltou o compromisso da Conder com a qualidade da execução. “Nosso papel é garantir que cada etapa seja conduzida com responsabilidade técnica e dentro das melhores práticas, modernizando o equipamento e preservando sua arquitetura e sua história. Acompanhar de perto a obra é fundamental para assegurar o cumprimento de prazos e procedimentos. Ao final, o TCA será uma referência para o Brasil, com um padrão de qualidade internacional”, afirmou.

Dessa vez, a vistoria ao equipamento foi acompanhada de diretores e colaboradores de outras áreas da Conder. “Time integrado, gestão fortalecida. É assim que temos trabalhado na Conder, compartilhando aprendizados para garantir obras de excelência em toda a Bahia”, explicou Trindade. Para o gestor, a troca de experiência entre engenheiros, arquitetos e técnicos de áreas distintas é um dos segredos da companhia. “Por isso temos investido cada vez mais em qualificação profissional, inovação e tecnologia. Quanto mais forte e entrosado nosso time estiver, teremos condições de fazer mais e melhor através das obras do Governo do Estado”, concluiu.

A visita da Conder aconteceu dentro da programação do projeto "TCA de Perto - Obras", uma iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA). “A gente tem feito um programa de visita às obras com os cidadãos de forma geral. As pessoas podem emitir ingressos pela plataforma Sympla, mas também a gente tem feito com esses grupos temáticos, e hoje foi uma alegria enorme receber os nossos parceiros da Conder, aqui no Complexo Teatro Castro Alves”, afirmou Thiago Reis, diretor-geral da pasta. “O TCA é um espaço que envolve muito mais do que engenharia e execução de obra. Ele representa a preservação do patrimônio, a ocupação artística e as políticas públicas de cultura”, pontuou.

O projeto do TCA

Executadas pela Conder em parceria com a Secult-BA, as obras contemplam reforma e modernização da sala principal, restauro do foyer, requalificação do jardim suspenso, acessibilidade plena e atualização tecnológica de todo o complexo. Com quase 50% de execução, as obras devem ser concluídas e entregues pelo governador Jerônimo Rodrigues em 2026.

Entre as novidades, está a construção de um edifício lâmina, que será erguido ao lado da sala principal, conectando a rua Leovigildo Filgueiras, no Garcia, à Esplanada do TCA, garantindo acesso à Concha Acústica e à Sala do Coro. O objetivo do novo prédio é melhorar a mobilidade e acessibilidade do público e dos trabalhadores do equipamento cultural.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.