A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou uma nova etapa da campanha de vacinação contra o HPV, ampliando a faixa etária para jovens de 15 a 19 anos que ainda não foram vacinados. A medida segue até dezembro de 2025.
O HPV (Papilomavírus Humano) é um vírus que pode causar diversas doenças, incluindo verrugas genitais e, em casos mais graves, câncer de colo do útero, de pênis, de boca, de garganta e de ânus. A vacina é considerada a forma mais eficaz de prevenção e já tem mostrado resultados expressivos na faixa etária regular do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que contempla meninos e meninas de 9 a 14 anos.
Durante o mês de outubro, equipes de saúde estarão presentes nas escolas municipais, estaduais e federais para intensificar a vacinação, não apenas contra o HPV, mas também com outras vacinas do calendário de rotina.
Segundo Hanna Souza Queiroz, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, a mobilização será fundamental. “O município vem realizando ações de vacinação durante todo o ano e, neste mês de outubro, estaremos intensificando a vacinação nas escolas, com foco especial nos não vacinados. É fundamental que os pais e responsáveis enviem o cartão de vacina dos filhos no dia da ação”, destacou.
Além da vacina contra o HPV, também estarão disponíveis todos os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação de Rotina, como hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), influenza e a vacina contra a Covid-19 para os grupos prioritários.
As doses seguem disponíveis nas salas de vacinação dos PSFs, de segunda a sexta-feira, e também no Carro da Vacina, conforme cronograma da Secretaria de Saúde.