O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou nesta terça-feira (25) estar confiante na vitória do candidato ao governo da Bahia ACM Neto (União Brasil) e projetou uma vantagem de 500 mil votos sobre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Salvador nas eleições deste ano.
A declaração foi dada durante o lançamento da Bolsa Presença da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no Costa Azul.
Questionado sobre a diferença de votos que ACM Neto poderia obter na capital baiana, Bruno Reis foi direto: “500 mil. Pode anotar aí.”
O prefeito atribuiu a expectativa ao histórico político e administrativo de ACM Neto em Salvador, onde foi prefeito por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Bruno Reis afirmou que o eleitor da capital conhece o trabalho do candidato e relacionou sua popularidade às transformações realizadas durante suas gestões.
“Com fé em Deus e com trabalho, e principalmente pelo candidato que o cidadão soteropolitano conhece, foi oito vezes consecutivas o melhor prefeito do Brasil, transformou essa cidade e encontrou essa cidade destruída, arruinada, e reconstruiu e transformou Salvador”, declarou.
Bruno Reis também minimizou o próprio papel na campanha e afirmou que os votos que espera para ACM Neto na capital seriam resultado da trajetória do ex-prefeito.
“Eu sou aqui em Salvador, os votos são de ACM Neto, do trabalho dele e da história dele. Eu sou apenas um ilustre colaborador que tenta, com o meu trabalho, ajudar a cidade a avançar”, afirmou.
Prefeito cita pesquisas internas
Além da projeção de vantagem nas urnas, Bruno Reis disse estar otimista com o desempenho de ACM Neto nas pesquisas. Segundo o prefeito, levantamentos internos da campanha apontariam crescimento do candidato na comparação com a semana anterior.
“Muito otimista, animado. Nossas pesquisas internas, inclusive, apontam crescimento. Hoje mesmo recebi uma e crescemos em relação à semana passada”, disse.
De acordo com Bruno Reis, os levantamentos internos aos quais teve acesso indicam uma vantagem que varia entre oito e dez pontos percentuais. O prefeito, no entanto, afirmou que não pretendia apresentar os números publicamente por receio de infringir a legislação eleitoral.
“Qualquer pesquisa nossa varia entre oito e dez. Se você quiser, depois eu mostro a vocês aqui no final, mas eu não quero estar cometendo crime eleitoral”, afirmou.
“O povo quer mudar”
Bruno Reis disse ainda acreditar que o cenário eleitoral é favorável à oposição porque, segundo sua avaliação, existe entre os eleitores um desejo de mudança no comando do governo estadual.
“Muito animado e confiante que nós vamos vencer as eleições porque o povo quer mudar, minha irmã, e quando o povo quer mudar, não tem jeito”, declarou.