“Não há como fazer desenvolvimento regional sem restaurar de verdade o Pacto Federativo”, diz economista

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O economista Nathan Caixeta defendeu uma revisão do Pacto Federativo como condição para ampliar o desenvolvimento regional no Brasil. A declaração foi dada nesta sexta-feira (11), durante evento promovido pelo SindSefaz, em Salvador.

Segundo o economista, estados e municípios precisam participar de um plano nacional de desenvolvimento que considere as diferenças entre as regiões do país. Ele também criticou a atuação do Congresso Nacional na relação com os estados.

“Não há como fazer desenvolvimento regional sem você restaurar de verdade o Pacto Federativo. É fazer, na verdade, um plano nacional que inclua os estados e as regiões da Federação num plano nacional de desenvolvimento.”

Caixeta também defendeu mudanças na política fiscal para reduzir as dificuldades financeiras enfrentadas pelos governos estaduais e municipais.

“Você precisa tirar os estados e municípios, sobretudo, dessa situação de estrangulamento, que paralisam completamente a capacidade de investimento e também de gestão da política pública.”

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.