A deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) foi eleita para o cargo de segunda secretária da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para o biênio 2025-2026. A nova composição do comando do Legislativo baiano foi definida nesta nesta segunda-feira (3) e contará com o deputado Adolfo Menezes (PSD) na presidência e com a deputada Ivana Bastos (PSD) na 1ª vice-presidência.
Ao assumir a função na Mesa Diretora, Kátia Oliveira reforçou seu compromisso com o fortalecimento da ALBA e com o desenvolvimento do estado da Bahia. “É uma grande honra integrar a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Vamos buscar estimular os consensos que conduzam a aprovação dos projetos do Poder Executivo, garantir o respeito às prerrogativas da Minoria e viabilizar ações de desenvolvimento econômico sustentável e a inclusão social em nosso Estado. Serei mais uma voz firme para dar visibilidade e respeito aos nossos mandatos”, afirmou a deputada.
Ele ressaltou que a ALBA pode aperfeiçoar seu papel na defesa das prerrogativas dos parlamentares, na busca da execução das emendas parlamentares impositivas, no cumprimento dos acordos firmados entre Legislativo e Executivo e entre o Governo e a Oposição, na votação e regulamentação das matérias que são de iniciativa dos parlamentares, dentre outros aspectos.
Ela ainda destacou o protagonismo feminino. A Mesa Diretora conta com três mulheres – além de Kátia e Ivana, a deputada Soane Galvão (PSB) foi eleita para a suplência da Maioria. “A participação das mulheres na Mesa Diretora da ALBA é um avanço e mostra que estamos conquistando cada vez mais espaço na política. Ainda há muito a ser feito para garantir maior equidade, mas esse é um passo importante para que possamos representar as pautas femininas e fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres”, frisou.