O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou publicamente nesta quarta-feira (25) o seu afastamento do cargo de líder do governo no Senado Federal. A decisão foi consolidada após uma reunião presencial com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na esteira dos desdobramentos da nona fase da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal na última semana, que investiga supostas relações institucionais e repasses financeiros vinculados a gestores do Banco Master.
Em comunicado divulgado em suas redes sociais, o parlamentar baiano pontuou que o desligamento da função de confiança ocorreu em comum acordo com o chefe do Executivo federal. Wagner ressaltou que, a partir de agora, concentrará seus esforços na estratégia jurídica para comprovar a regularidade de suas movimentações e na articulação das campanhas eleitorais majoritárias do grupo governista tanto no cenário nacional quanto no estado da Bahia.
"Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado. Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil", declarou o senador.