O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção (Avante), confirmou mais uma vitória sobre o ex-prefeito Junilson de Boró (PSD). Depois de derrotar o adversário nas urnas, em outubro de 2024, Jé também saiu vitorioso na Justiça Eleitoral, que rejeitou a ação movida contra ele e sua vice, Valdeci Almeida.
A coligação de Junilson acusava o então candidato, Jé Assunção, de abuso de poder político e de uso indevido das redes sociais, alegando suposta disseminação de fake news às vésperas do pleito. No processo, os adversários pediam a cassação do mandato do prefeito e da vice, além da perda dos direitos políticos por oito anos.
No entanto, a Justiça foi categórica e em sentença afirmou, que não houve manipulação, nem abuso de poder. O Juiz Eleitoral Dr. Carlos Eduardo da Silva Camillo destacou que Jé Assunção apenas reproduziu uma reportagem publicada pelo site Bahia Notícias, que refletia a realidade jurídica vigente naquele momento, sem manipulação ou má-fé: “Certo é que o primeiro investigado não promoveu conteúdo inverídico ou conspiratório, limitando-se a divulgar decisão judicial autêntica, ainda que sem trânsito em julgado, com supedâneo em reportagem jornalística verídica”.
O próprio Ministério Público Eleitoral também opinou pela improcedência da ação, reforçando a ausência de provas que sustentassem as acusações.
Com tranquilidade diante da decisão, Jé Assunção afirmou que recebe o resultado como mais uma demonstração de que a verdade prevalece e que seu compromisso segue firme. “O foco é cuidar dos irmãos ibirapitanguenses. O povo quer mudanças, quer carinho, e terá sua vida transformada através das políticas públicas e do trabalho firme da nossa gestão”.