Governador Jerônimo Rodrigues prestigia abertura do Carnaval antecipado de Itabuna

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou da abertura do Carnaval Antecipado de Itabuna ao lado do vice-governador, Geraldo Júnior, na quinta-feira, dia 22. No Camarote Oficial, no Circuito Sabará, ambos foram recebidos pelo prefeito Augusto Castro (PSD), acompanhado pela primeira-dama Andrea Castro, além de secretários municipais.

Com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Turismo (SETUR-BA), Itabuna voltou a viver a animação do Carnaval Antecipado, que vai até domingo, dia 25, com atrações de peso da música baiana, a exemplo de Cláudia Leitte, Léo Santana, Bell Marques, Escandurras e Filhos de Jorge.

A festa, cuja última edição aconteceu em 2020, movimenta o turismo, a economia e o comércio da cidade, na zona turística da Costa do Cacau, no Sul do Estado. “Estou muito feliz porque o Carnaval na Bahia é muito forte. Itabuna, com uma festa dessa, se destaca. Aqui a Prefeitura realiza um carnaval grandioso com segurança, com estrutura. Convido as pessoas para que venham curtir”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues, lembrando ainda que no interior, a folia também se destaca em outras grandes cidades, como Juazeiro e Vitória da Conquista.

Ao todo, 45 atrações se apresentam no Circuito Sabará, montado nas avenidas Mário Padre e Aziz Maron, no Góes Calmon. Outros nomes confirmados: Xanddy Harmonia, Jau, Psirico, Timbalada, Durval Lelys, Tony Salles e O Kanalha, além das bandas La Fúria, Trio da Huanna, Araketu e Guig Ghetto.

Uma das novidades desta edição é que os trios elétricos realizam duas voltas completas no circuito, ampliando a interação dos artistas com o público. A diversidade de ritmos busca atender moradores da região e turistas que passam o verão no Sul da Bahia.

O aposentado Hamilton Gomes foi conferir a festa de perto e aprovou. “Hoje eu vi o pessoal brincando na avenida, muito bom. Maravilhoso! Uma festa bonita, organizada”, disse. Teve ainda quem viesse de longe só para a festa, como o funcionário público Levi de Oliveira. “Primeira vez que eu venho aqui. Eu sou do Espírito Santo, foram 11 horas para chegar aqui, amei, Itabuna é diferente. Parabéns pelo evento. Tudo arrumadinho, nenhuma confusão. Parabéns para a Polícia Militar, Bombeiros e forças de segurança”, contou.

A expectativa do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) é que a cidade receba mais de 120 mil pessoas por dia. A proposta é fortalecer o Carnaval antecipado de Itabuna e consolidar o evento como um dos maiores carnavais fora de época do país, impulsionando setores como hotelaria, alimentação, transporte e comércio informal. Segundo a Prefeitura, a retomada da festa é considerada estratégica para o desenvolvimento econômico do município.

“A Prefeitura planejou e depois de seis anos conseguimos realizar o maior Carnaval Antecipado do Brasil. Não seria possível se não tivéssemos apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado. É motivo de alegria receber milhares de pessoas da Bahia e de outros lugares”, destacou o prefeito Augusto Castro.

Para o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, o Carnaval Antecipado de Itabuna é mais uma demonstração do quanto incentivo tem a cultura em todo o estado. “O Governo da Bahia tem apoiado e investido para que esses festejos aconteçam cada vez mais nos territórios e municípios, com apoio à cultura, mas também com a segurança pública, com a saúde, com os serviços que garantem festejos tranquilos, marcados pela alegria e que desenvolvem os municípios”, disse.

Segurança

Para garantir a segurança dos foliões e espectadores, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) montou um esquema especial com 1.135 profissionais, entre policiais militares e civis, bombeiros militares e agentes do Departamento de Polícia Técnica. O planejamento inclui o uso de tecnologias de videomonitoramento, como câmeras instaladas ao longo do circuito, além da ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que coordena as ações durante o evento.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.