Apesar de oscilações no desempenho dos municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS), um município desponta como exceção positiva no cenário da alfabetização infantil em 2024: Mata de São João. Segundo o Indicador Criança Alfabetizada, divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a cidade foi a única da região a registrar avanço no índice de crianças alfabetizadas — em um contexto marcado por estagnações e quedas.
De acordo com os dados mais recentes do Ministério da Educação (MEC), Mata de São João alcançou 56,92% de alunos do 2º ano do ensino fundamental considerados alfabetizados, aproximando-se da meta anual de 58,32%. Em comparação com o desempenho de 2023, o município cresceu quase três pontos percentuais — de 54% para 56,92% — consolidando-se como um exemplo de gestão e investimento eficaz na educação básica.
Pojuca, embora figure em segundo lugar no ranking da RMS, viu seu desempenho recuar de forma expressiva, caindo de 60,5% para 51,55% em um ano. Já Camaçari apresentou uma leve melhora no indicador, passando de 33,6% para 36,56% em 2024, mas ainda segue abaixo da meta de 40,43% estabelecida para o ano. Em contrapartida, Dias d’Ávila registrou o pior resultado da região, com apenas 32,25% de crianças alfabetizadas — uma queda de mais de três pontos percentuais em relação a 2023.
O levantamento integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, programa federal que tem como objetivo garantir que todas as crianças brasileiras saibam ler e escrever até o final do 2º ano do ensino fundamental, com metas progressivas até 2030.
Em nível nacional, o Brasil alcançou 64% de alfabetização em 2024. A Bahia segue abaixo da média, com 59,2%, ocupando a segunda posição no Nordeste, atrás apenas de Alagoas, que obteve 60,9%. Os dados reforçam o alerta de especialistas, que defendem a ampliação de políticas públicas estruturantes, capacitação docente e programas de reforço escolar para enfrentar os gargalos da alfabetização infantil no país.