Castelo Branco ultrapassa marca de 1,2 mil casas reformadas pelo programa Morar Melhor

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O bairro de Castelo Branco foi beneficiado, nesta quarta-feira (10), com a entrega de mais 100 casas reformadas pelo programa Morar Melhor. Esta é a quarta vez que a localidade é contemplada pela iniciativa, realizada pela Prefeitura de Salvador, acumulando 1.203 residências alcançadas. As intervenções incluíram serviços como troca de telhado, pintura, reboco, substituição de portas, janelas e sanitários, definidos em diálogo direto com os moradores.

Durante solenidade realizada na Avenida Souza Góes, o prefeito Bruno Reis reforçou que o Morar Melhor se consolidou como uma das principais políticas sociais e de habitação da capital baiana em quase uma década de existência, ao unir infraestrutura, cidadania e inclusão.

“Este é um programa que impacta a vida das pessoas de diversas formas, inclusive na saúde, porque as casas reformadas deixam de ser insalubres. Muitas delas sofrem com infiltração, mofo, falta de ventilação e poeira. E aí as obras acontecem e proporcionam mais conforto para as famílias. Aqui em Castelo Branco são mais 100 casas beneficiadas. Quem passa por aqui vê mudança no visual. Isso eleva a autoestima dos cidadãos”, destacou o prefeito.

O gestor municipal citou como exemplo a casa de uma das moradoras beneficiadas nesta etapa, a da costureira Maria José Gomes, 63 anos. Além de garantir condições mais dignas de moradia, o Morar Melhor contribuiu para que ela ampliasse sua renda, já que no imóvel funciona o ateliê.

Mãe de seis filhos, Maria conta que nunca teve condições financeiras de reformar a própria casa. “Fizeram tudo: troca de telhado, pintura de todas as paredes, arrumaram meu banheiro e fizeram mais um outro. Antes, goteiras e infiltrações aqui não faltavam. Chovia e eu tinha que correr, trazer o rodo, puxar o sofá, tirar a cama do lugar, cobrir a televisão com toalha. A água descia pelas paredes, tinha muito mofo no meu quarto. Às vezes, já fui até para a emergência por causa disso, pois tenho rinite alérgica e passava mal”, contou.

A reforma trouxe também acessibilidade. “Pedi um banheiro com barrinhas de ferro. Há uns 15 dias me acidentei, fiquei com dores no pé, não podia nem pisar no chão. Mas agora, com as mudanças, está tudo adaptado. Hoje, graças a Deus, eu vejo tudo maravilhoso, tudo lindo. Não tenho palavras para agradecer”, completou.

Com quase uma década de existência, o Morar Melhor já beneficiou mais de 60 mil famílias. Para o titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos, a iniciativa é um marco da atual gestão.

“A Prefeitura tem esse programa que é pioneiro no Brasil, é um case de sucesso, que prioriza mulheres chefes de família, idosos e pessoas em situação de pobreza. O Morar Melhor tem um efeito direto na saúde, na autoestima e na qualidade de vida desses moradores, permitindo que eles mudem de vida sem a necessidade de mudança de endereço”, pontuou.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.