Em seu primeiro evento oficial à frente da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, a vice-prefeita Ana Paula Matos escolheu um cenário emblemático para reforçar seu compromisso com a ancestralidade e a identidade cultural da cidade. Durante o lançamento oficial do Carnaval de Salvador, nesta sexta-feira (21), a secretária reverenciou o Ilê Aiyê, um dos blocos afro mais importantes do país.
"Hoje é um momento muito especial na minha vida. Meu primeiro ato público como secretária de Cultura e Turismo acontece aqui, reverenciando nossa ancestralidade, respeitando nossa história. Não podia ser no gabinete, tinha que ser aqui. Se temos orgulho de ser baianos, é porque o Ilê está na nossa história, nos conduzindo, nos referenciando", afirmou Ana Paula Matos.
A secretária ainda reforçou o compromisso da gestão com a maior festa popular do país, garantindo um evento diverso e representativo.
"Teremos a responsabilidade de conduzir o maior Carnaval de todos os tempos. O mais alegre, forte, feliz, vibrante e inclusivo. Um Carnaval anti-racista, na capital afro do Brasil", enfatizou.
O evento também contou com a presença do prefeito Bruno Reis, que assinou a ordem de serviço para a requalificação da sede do Ilê Aiyê. O ex-secretário de Cultura de Salvador, Pedro Tourinho, responsável por idealizar a requalificação, também esteve presente na cerimônia.