Bruno Reis anuncia novo secretário de Mobilidade e critica modelo de divisão tarifária do transporte público: "61% do valor vai para o metrô"

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou a nomeação de Pablo Sousa como novo titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Ele substituirá Fabrizzio Muller, que deixa a gestão após 12 anos à frente da pasta.

Durante o anúncio, realizado nesta quarta-feira, 5, Bruno Reis aproveitou para criticar a divisão tarifária entre ônibus e metrô em Salvador. Segundo o prefeito, a maior parte do valor pago pelo usuário no sistema de integração vai para o governo do estado, enquanto os operadores dos ônibus municipais ficam com uma fatia menor.

"Quando a gente aumenta a tarifa de ônibus, 61% da tarifa, se a pessoa pegar um ônibus e um metrô, fica para o estado. Se pegar dois ônibus e um metrô, sobra apenas 22 centavos para os operadores do transporte por ônibus", explicou.

O prefeito também comentou que o governo do estado enfrenta dificuldades financeiras para manter o sistema e que eventuais reajustes na tarifa do metrô podem ser inevitáveis.

"Eles criticaram o aumento do ônibus. Agora, vamos aguardar o aumento do metrô", provocou.

Além disso, Bruno Reis mencionou problemas em outros modais, como o transporte metropolitano e o sistema ferry-boat.

"Não resolve o problema do metropolitano, não resolve o problema do ferry-boat, que está aqui do lado", disse, citando ainda o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), cujas obras, do primeiro trecho, são tocadas entre Paripe e a Calçada.

O prefeito reforçou a necessidade de priorizar a gestão pública em vez de disputas políticas.

 "Em vez de estar preocupado com política, tem que fazer gestão e resolver a vida do povo, senão a resposta vem depois", concluiu, referindo-se as eleições de 2026.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.