O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), voltou a criticar, nesta quarta-feira (5), a crise na regulação de pacientes na Bahia. Durante conversa com a imprensa, ele destacou que mais de 300 pessoas aguardam transferência para cirurgias, atendimentos especializados e outros procedimentos médicos na capital.
“A nossa população está sofrendo. Mais de 300 pessoas aguardando regulação, esperando uma oportunidade de fazer uma cirurgia, uma intervenção, um atendimento especializado. E esta é a dura realidade de todo o estado”, afirmou o prefeito.
Bruno Reis disse que o problema da regulação não é recente, mas que a situação tem piorado nos últimos 18 anos. Ele destacou que, diariamente, recebe pedidos desesperados de familiares de pacientes em busca de atendimento. “Pessoas morrem esperando regulação. Antes de rebater, questionar ou duvidar, é preciso resolver o problema, procurar soluções e avançar”, cobrou.
O prefeito criticou a postura do governo estadual em relação à crise na saúde e sugeriu que o foco deveria ser a melhoria do sistema, em vez de disputas políticas.
“Ao invés de buscar apoio para reeleição, o correto seria resolver o problema da saúde. Agora a culpa da regulação, que é de alta complexidade, é dos prefeitos? Então a culpa da segurança é do Brasil, a culpa da saúde é dos prefeitos e a culpa do governador corre?”, ironizou.