Augusto Vasconcelos (PCdoB), advogado, professor universitário e vereador licenciado, assumiu nesta terça-feira (7), o cargo de secretário Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em cerimônia no Auditório Zezeu Ribeiro, no Centro Administrativo da Bahia. A nomeação de Augusto foi oficializada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) na última quarta-feira, 1º de janeiro, em edição extra do Diário Oficial do Estado, substituindo Davidson Magalhães (PCdoB).
O comunista foi empossado em meio a promessa de dar continuidade e ampliação das políticas públicas promovidas pela Setre, a exemplo de fortalecer a economia solidária, a pauta voltada para o esporte e a atração de novos investimentos para o estado.
“Vamos seguir dando continuidade ao trabalho que já é desenvolvido pela Setre na área da qualificação profissional, da intermediação da mão de obra, da atração de novos investimentos para gerar mais oportunidade para o nosso povo, fortalecendo a economia solidária, atuando de maneira enfática no fomento ao artesanato, atuando na Agenda Bahia do Trabalho Decente, incluindo nove eixos, entre os quais o enfrentamento ao trabalho análogo à escravidão, também a erradicação do trabalho infantil, a valorização do trabalho das mulheres, o combate ao racismo, a necessidade de gerar empregos verdes, tratando também da questão do trabalho doméstico, da saúde e da segurança do trabalhador, nas pautas da saúde física e mental, em articulação com as entidades de apoio, com os órgãos do judiciário, do parlamento, também as empresas e com o movimento sindical. Seguir trilhando esse caminho”, frisou.
Em sua agenda, ele ratifica o esporte como prioridade.
“E é óbvio, fortalecendo de maneira muito enfática também a pauta do esporte, da iniciação esportiva ao alto rendimento, dando continuidade ao belo trabalho que já é desenvolvido na área esportiva aqui no estado da Bahia. Então, são muitos desafios pela frente, mas nós estamos preparados, temos uma equipe muito qualificada e um compromisso muito forte, tanto com a agenda do trabalho quanto com a agenda esportiva e eu tenho certeza que a Bahia vai seguir sendo referência nacional nessas áreas”, pontuou Vasconcelos.
Conforme o novo secretário, o Estádio Metropolitano Roberto Santos, mais conhecido como Estádio de Pituaçu, pela sua importância, não será esquecido.
“Pituaçu continua sendo um equipamento público, onde nós estamos aperfeiçoando inclusive agora, recente, com melhorias da grama, que realmente sofre com um desgaste em razão do alto volume de jogos que são realizados naquele equipamento, tendo em vista, inclusive, a ausência de um estádio municipal que acaba não dando conta das demandas que existem, na área do futebol feminino, nas divisões de base, nos campeonatos da divisão de acesso, entre outros clubes que utilizam o equipamento. Então, Pituaçu é realmente um orgulho para o estado da Bahia e a gente vai seguir debatendo, ouvindo, conversando também com o governador, com a sociedade, com o conjunto dos atores e atrizes que atuam no futebol, para a gente poder fortalecer, porque Pituaçu também é uma arena multiuso, também serve para a realização de eventos religiosos, culturais, e a gente sabe que é um equipamento que a gente precisa tratar com muito carinho, e a gente vai ter uma determinação muito forte nessa área”, assegurou.
Jones Almeida/ Fernanda Chagas