Em roda de conversa com a deputada, o senador elogiou a mobilização popular realizada nas redes e nas ruas e reforçou a necessidade da tendência continuar nos próximos anos
O senador Jaques Wagner (PT-BA) afirmou que os jovens estão fazendo parte da história do país ao participar da série de mobilizações que têm ocorrido nas redes sociais e nas ruas pela reeleição do presidente Lula. “Imagino que cada um de vocês deve estar olhando no espelho e dizendo assim: ‘Eu faço parte da história, estou construindo meu destino e vou batalhar por isso’. Parabéns para vocês”, disse o senador, durante uma roda de conversa com a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), no evento Samba da Democracia, nesta quarta-feira (21), em Salvador.
Wagner reforçou que a onda de manifestações populares terá de continuar nos próximos anos se os jovens quiserem se contrapor a um Congresso Nacional cada vez mais conservador. “Nós só aprovamos a 5x2 no Senado porque eles não tiveram coragem de enfrentar o grito das ruas. Isso vocês têm que ter muito claro na cabeça”, explicou. “A democracia, o Congresso Nacional brasileiro, que vai ter, a partir do ano que vem, um perfil muito mais conservador do que o atual, só vai andar com o grito da rua, com a batucada de vocês, com o empurrão de vocês”, acrescentou o senador.
As manifestações do segundo turno lembraram Wagner de suas primeiras interações com a política, na época da ditadura militar. Ele contou que, aos 17 anos, estudava no centro do Rio de Janeiro quando o estudante Edson Luís foi assassinado. Poucos dias depois, foi convocada a Passeata dos Cem Mil. “Quando eu vi vocês tomando as ruas agora, confesso que eu me lembrei dos meus tempos de 17 anos. Vocês estão empurrando a democracia brasileira e têm que continuar empurrando”, defendeu.