O presidente da CBPM (Companhia Baiana de Pesquisa e Mineração), Henrique Carballal, e o vice-presidente, Carlos Borel, se encontraram nesta quarta-feira (1º), em Brasília, com a embaixadora da Austrália no Brasil, Sophie Davies. O objetivo foi alinhar ações estratégicas para a participação da CBPM na próxima missão internacional à Austrália, organizada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro.
A missão ocorrerá de 15 a 23 de outubro e contará com reuniões com órgãos governamentais e empresas privadas australianas, visitas a minas e projetos de minerais críticos, além da participação no International Mining and Resources Conference + Expo (IMARC 2025), em Sydney. O evento é considerado um dos principais fóruns globais da mineração, reunindo representantes de mais de 100 países para discutir temas como transição energética, minerais críticos, inovação tecnológica, ESG e atração de investimentos.
Durante a reunião, também foram discutidas ações conjuntas para a EXPOSIBRAM 2025, o maior evento de mineração da América Latina, que será realizado em Salvador, de 27 a 30 de outubro.
Henrique Carballal destacou a importância do intercâmbio internacional para fortalecer a presença do Brasil no setor mineral e atrair investimentos estratégicos para o país.