A federação formada por União Brasil e Progressistas (PP) decidiu apoiar Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial de 2026. A definição foi anunciada nesta terça-feira (6), após reunião das lideranças das duas siglas.
A posição representa uma mudança em relação ao primeiro turno, quando a federação havia adotado uma postura de neutralidade na disputa presidencial. O apoio a Flávio foi confirmado pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).
“As executivas se reuniram e decidiram por unanimidade o apoio no segundo turno ao Flávio Bolsonaro. No segundo turno o União Brasil e Progressistas vão trabalhar pela eleição de Flávio Bolsonaro”, afirmou Tereza Cristina.
Além da declaração de apoio, a federação decidiu pelo chamado “fechamento de questão”, estabelecendo uma orientação partidária para seus integrantes. Segundo informações divulgadas pela imprensa, a medida prevê sanções para lideranças que descumprirem a decisão das siglas.
Apoios após o primeiro turno
Flávio Bolsonaro também recebeu, na terça-feira, manifestações de apoio de dois ex-candidatos à Presidência: Ronaldo Caiado (PSD) e Romeu Zema (Novo).
Caiado declarou apoio ao candidato do PL durante um evento em Goiás. No primeiro turno, o governador de Goiás terminou a disputa com 2,18% dos votos válidos, segundo os dados citados pela Jovem Pan.
Zema, ex-governador de Minas Gerais e candidato pelo Novo, também anunciou apoio a Flávio. Ele terminou o primeiro turno na sexta colocação, com 0,27% dos votos, de acordo com os dados divulgados pela reportagem.
A federação União Brasil-PP havia sinalizado a adesão à candidatura de Flávio ainda antes da confirmação oficial. A decisão foi formalizada depois de reuniões envolvendo dirigentes e bancadas das duas legendas.
O segundo turno da eleição presidencial está marcado para 25 de outubro.