Sistema FIEB vai ampliar atuação no Extremo-Sul da Bahia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Dois anos depois da inauguração da Unidade Integrada Max Feffer, em Teixeira de Freitas, o Sistema FIEB está ampliando a oferta de serviços no Extremo-Sul da Bahia. Até o começo do mês de fevereiro de 2026, entra em operação a unidade SESI Saúde em Teixeira de Freitas, que deve atender aproximadamente 70 pacientes por dia, com capacidade de expansão.

A unidade está localizada na rua Prudente de Moraes, 229, no centro da cidade. “Estamos com estrutura para atendimentos na área de saúde ocupacional, com exames como encefalograma, eletrocardiograma, acuidade visual, espirometria, por exemplo”, explica a gerente de Saúde e Segurança do Serviço Social da Indústria (SESI), Carla Moraes. Segundo ela, no turno da tarde a unidade vai oferecer atendimento com especialistas como nutricionistas e psicólogos.

Um projeto semelhante será desenvolvido em Eunápolis, com previsão de início de funcionamento no segundo semestre deste ano. Com esses investimentos, a perspectiva é ampliar a oferta de serviços em Saúde e Segurança na Indústria. Em 2025, 135 empresas e cerca de 5.400 pessoas foram atendidas pelo SESI na região nesta área. O número foi apresentado pelo gerente de Relações Institucionais do Sistema FIEB no Extremo-Sul da Bahia, Evandro Oliveira.

Nos dois encontros da Agenda Estratégica da Indústria na região, ele explicou os planos de expansão das atividades do Sistema FIEB. Para isso, a instituição já adquiriu um terreno em frente à unidade integrada em Teixeira de Freitas. A ideia é que a Escola SESI seja ampliada, ocupando o atual prédio do SENAI, que passará a funcionar em um novo espaço construído em até três anos no novo terreno. “A Escola SESI começou aqui com 132 atendimentos em 2024, ano passado foram 227 e neste ano temos previsão de atender 390 alunos”, contou o gestor.

Já em Eunápolis, o SENAI vai dobrar a sua capacidade de atendimento, ampliando a atual unidade, com a construção de novas salas de aula, laboratórios e oficinas para aulas práticas. A instituição também vai implantar um Centro de Serviços Industriais no Extremo-Sul do estado, com oferta de consultorias e serviços técnicos e tecnológicos para empresas.

“Essa estratégia de implantação dos Centros de Serviços Industriais no interior do estado vem para encurtar distâncias e adequar a atuação do SENAI ao cenário local, facilitando o acesso dos empresários às soluções oferecidas pelo SENAI. Desta forma, esperamos contribuir para o aumento da produtividade e competitividade das empresas”, explica o diretor-regional do SENAI, Evandro Mazo.

Atuação na região

Além da ampliação das vagas no ensino regular, o SESI deve atender, em 2026,700 alunos na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que possui metodologia exclusiva de Reconhecimento de Saberes (MRS) e do programa SEJA PRO+, que promove elevação de escolaridade e qualificação profissional.

Esta é uma iniciativa do SESI, do Ministério do Trabalho e Emprego, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). No Extremo-Sul da Bahia o programa contou com parcerias com empresas como AVIPAS, Usina Santa Maria, Águas do Porto, CDL de Teixeira de Freitas e Brasil Grafite Mineração.

No âmbito da qualificação profissional, desde 2024 o SENAI passou a ofertar cursos técnicos na região. Alguns dos cursos oferecidos são de Celulose e Papel, Eletromecânica, Segurança do Trabalho, Desenvolvimento de Sistemas, Planejamento e Controle da Produção, Qualidade e Informática para Internet, em alinhamento com a demanda das indústrias.

Também desde 2024 o SENAI desenvolve o Programa de Competitividade, que disponibiliza vagas gratuitas em cursos de formação profissional para colaboradores de indústrias locais. A iniciativa já beneficiou 42 empresas de micro, pequeno e médio porte com capacitações qualificadas.

Entre as ações do SENAI CIMATEC está o programa Transformação Lean, iniciado no ano passado em parceria com o Sebrae, que atendeu 35 empresas da região. De acordo com o gerente de Relações Institucionais do Sistema FIEB no Extremo-Sul da Bahia, as empresas participantes apresentaram, em média, 32% de aumento de produtividade e 77% de redução de erros operacionais.

Já o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está presente na região com diferentes programas voltados para desenvolvimento de Carreiras e Empresarial. Em 2025, a instituição atendeu 263 empresas do Extremo-Sul, sendo 128 em Teixeira de Freitas e 109 em Eunápolis.

“Essas iniciativas reforçam o nosso compromisso com o desenvolvimento econômico, social e educacional do Extremo Sul da Bahia, consolidando a região como um polo estratégico para a indústria e para a formação de profissionais qualificados”, ressalta Evandro Oliveira.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.