Sistema de reconhecimento facial ajuda a prender 1.900 foragidos na Bahia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia atingiu uma nova marca nesta quarta-feira (18), com a captura de 1.900 foragidos desde a sua implantação. A última prisão foi de um homem procurado por roubo, localizado após a tecnologia identificá-lo e acionar equipes da Polícia Militar. Em 2024, o sistema já ajudou a prender 647 pessoas com mandados de prisão em aberto.

A ferramenta, ativa desde 2019, opera em áreas estratégicas de Salvador, da Região Metropolitana e do interior da Bahia, monitorando atualmente 80 municípios. Seu sucesso tem sido significativo no combate ao crime, com destaque para o número expressivo de prisões por roubo, homicídio e tráfico de drogas.

Segundo dados, 25% dos capturados eram procurados por roubo, 21% por homicídio, 13% por tráfico de entorpecentes e 5,7% por estupro. Além disso, cerca de 19% dos detidos estavam em dívida de pensão alimentícia. O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou a eficácia do sistema, destacando a prisão de dois foragidos por dia nos últimos 18 meses.

As câmeras de reconhecimento facial também têm sido utilizadas em grandes eventos, como o Carnaval, Lavagem do Bonfim, festas juninas e eventos esportivos, reforçando a segurança nesses momentos de grande concentração de público.

Compartilhe:

Siga a gente Instagram | Facebook | Twitter | Youtube

LEIA TAMBÉM

REDES SOCIAIS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

error: Conteúdo protegido.