O governo federal pretende lançar uma nova marca para unificar e dar mais visibilidade às iniciativas sociais da gestão Lula voltadas para jovens, empreendedores e evangélicos. De acordo com a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, a estratégia está sendo coordenada pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, e deve funcionar como um selo para identificar programas prioritários do terceiro mandato do presidente.
Batizada provisoriamente de Prospera Brasil, a marca busca preencher um vácuo na comunicação governamental, identificando ações voltadas para segmentos estratégicos da população. O conceito foi inspirado na necessidade de conquistar apoio entre evangélicos e empreendedores, grupos que tradicionalmente têm maior resistência ao governo Lula. O termo prospera teria sido escolhido para dialogar com a teologia da prosperidade, influente no meio evangélico.
A ideia segue o modelo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado originalmente em 2007, durante o segundo mandato de Lula. O PAC, que reunia investimentos em infraestrutura, ainda existe e foi reformulado em 2023 como Novo PAC, mas até o momento não alcançou o mesmo impacto dos anos anteriores.
Entre os programas que devem ser incorporados ao Prospera Brasil estão o Acredita, que amplia o acesso a crédito para pequenos empreendedores e beneficiários do Bolsa Família, e o Pé-de-Meia, que oferece incentivos financeiros a estudantes do ensino médio para combater a evasão escolar.
A criação da nova marca faz parte de um esforço da Secom para melhorar a percepção pública da gestão Lula. O governo avalia que os baixos índices de aprovação se devem, em parte, à falta de reconhecimento dos programas já implementados. A expectativa é que, com um selo forte e uma comunicação mais eficiente, essas ações ganhem maior adesão e impacto junto à população.